Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Escolas em Toronto

Bom, aqui irá muito depender do tipo de curso que você está procurando. Como sempre vou falar do meu caso certo... eu estava procurando uma escola para fazer um curso de inglês geral (General English). Dentre as várias opções separei aqui 4 escolas que acho que possam ajudar a maioria dos brasileiros que querem estudar em Toronto.

O meu critério de escolha foi basicamente: instalações e localização, método de ensino, quantidade de brasileiros na escola, diversidade da origem dos estudantes, conteúdo do curso, atividades extras, atendimento e flexibilidade e é claro valores. 
Ufa sim muitos itens, mas acredite, é bom você pensar em tudo agora para depois não ter que perder tempo se estressando com esse tipo de coisa, quanto mais detalhado as coisas estiverem quando você for sair do Brasil melhor.

As quatro escolas que mais me chamaram atenção foram:

- Global Village GV
- International House IH
- Western Town College WTC
- International Language Academy of Canada ILAC

Para não deixar o post muito longo vou fazer um breve comentário sobre cada escola, é claro que essa é minha opinião então recomendo que vocês olhem cada uma destas escolas pois acredito que uma destas 4 irá agradar vocês com certeza.

a) Western Town College (WTC)

Na minha opinião, entre as 4 escolas é a mais fraca. É uma escola que está presente apenas no Canadá mesmo (Vancouver  e Toronto). Possui acomodações mais  simples comparadas as outras, classe contendo mais alunos. A localização é boa. Não gostei muito do método de ensino, também não é muito fácil encontrar material sobre a escola (vídeos, fotos, depoimentos). Outro fator que não me agradou muito foi a questão da diversidade dos estudantes, a grande maioria é de japonês e coreano, seguido de brasileiros. Porém é a escola que possui valores mais acessíveis então é uma boa alternativa para quem quer economizar uns pila.

b) International Language Academy of Canada (ILAC)

Bom essa escola me pareceu muito boa, possui vários prêmios  e tudo mais. A escola possui uma infra-estrutura bem grande em Toronto, tendo em torno de 80 salas de aula, mais de 100 computadores com acesso internet, etc... as instalações são bem modernas, bem cuidado. Possuem o sistema de atividades mensal que muitas escolas utilizam, onde é criado uma agenda e o aluno pode se cadastrar para acompanhar a escola nas atividades desejadas. Localização muito boa também.
Bem bacana a escola mesmo, porém duas coisas me fizeram não optar por ela: primeiro o valor que ficava um pouco mais caro que a escola que escolhi, mas o mais importante foi o fato de ter muitos brasileiros que vão estudar nesta escola. Fiz pesquisa em comunidades, blogs etc, e posso dizer que tem muito brasileiro que vai estudar na ILAC e como meu objetivo é fugir de brasileiro acabei descartando esta escola.

c) International House (IH)

Essa escola gostei muito pois achei ela bem dinâmica. A escola em Toronto fica numa casa, logo a escola não é tão grande, possui umas 18 salas de aula se não me engano, porém é uma escola onde você com certeza irá receber maior atenção por parte da escola no geral, sendo que o número de estudantes é menor. Outra coisa bacana é que a escola promove, além das atividades normais, programas diferenciados, como competição de quem come mais durante semana, esquiar de roupa de baixo, amazing race entre outros. Legal também é que a diversidade dos estudantes é muito grande, é claro que a maioria é de asiáticos, as isso vai ser em qualquer escola do Canadá, porém tem mtuio europeu e mexicano também. O que não é tão legal é que a escola é cara, creio que foi o orçamento mais caro entre as escolas. Outro fator  negativo é que a escola é meio inflexível, eu não conseguir fazer nenhuma mudança que queria no pacote então sem chance para mim pelo menos.

d) Global Village (GV)

Bom essa foi a escola que escolhi. É uma escola com ótimas instalações, muito bem localizada no centro, próximo a estações de metro. Possui 29 salas de aula, 2 laboratórios de informática com aproximadamente 50 computadores, internet wireless free, 3 lounges para os estudantes, sala de jogos com mesa de sinuca e ping pong entre outros. Possui o mesmo esquema do calendário de atividades mensais, eu olhei as atividades e achei bem bacana (visita a museus, pontos turísticos, idas em partidas de hockey, baiseball, baladas etc.) As aulas também parecem ser bem divertidas e os funcionários bem atenciosos. Tive a oportunidade de conhecer a gerente de marketing do Canadá da GV aqui em Joinville e ela foi super bacana, tirou dúvidas e tudo mais.
Os preços não são os mais baratos, mas não são os mais caros e creio que o custo benefício seja um dos melhores. Eles tem um preço promocional para brasileiros, só não sei se é para todas as agências. Assim como na IH tem uma variedade grande de alunos e o melhor é que quase não vai brasileiro para esta escola.
Certamente acredito que esta escola irá me atender em todos os quesitos citados por mim anteriormente neste post, de maneira plena e tranquila.


Post ficou grande pessoal eu sei mas espero ter ajudado vocês. Mais tarde ou amanhã falarei sobre qual melhor opção de hospedagem, vendo aqui do Brasil é claro.

Um comentário: