Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Qual melhor opção de moradia?

Bom galera, definir onde, como e com quem vamos morar é uma decisão muito importante, pois isso pode proporcionar tempos agradáveis ou turbulentos na sua estadia no Canadá.

Basicamente as opções de moradia são: hotel, república, apartamento, homestay, roomstay.

O que eu considerei na hora de fazer minha escolha foi basicamente valor e conforto.

Quando você pensa em valores, já pode ir descartando hotel, pois você vai gastar muita grana, além que um hotel geralmente tem um quarto pequeno, sem cozinha, etc, você fica limitado ao seu quarto e claro alguns atrativos dependendo do hotel.

Repúblicas e/ou dividir um apartamento creio que seja uma opção legal. Eu pretendo, depois de adaptado a cidade e as pessoas, procurar alguém para dividir um apartamento, creio que será uma boa experiência cultural para mim.

Porém as duas opções que mais me chamaram a atenção foram o homestay e roomstay. Na verdade o roomstay fiquei conhecendo em cima do laço pois apenas a Mundo Afora juntamente com a escola Global Village me ofereceram está opção.
Basicamente em ambas as opções, homestay e roomstay, você terá os mesmos benefícios e irá correr os mesmos riscos, com a unica diferença quem na opção de HOMESTAY você tem direito a refeições oferecidas pela família, e no ROOMSTAY a alimentação é toda por sua conta (você pode usar a cozinha e utensílios para preparar sua própria comida, combina com sua família).

No home/roomstay, você terá direito a um quarto privativo, geralmente com banheiro compartilhado, porém você pode pedir para ter um banheiro privativo também (pagando um pequeno acréscimo por isso), poderá usar todas as acomodações da casa em que você ficará instalado. Ao meu ver isso é muito bom pois você terá um contato doméstico e não só com seus amigos, além da troca cultural ser bem bacana. É claro que nem tudo é alegria, eu vi muitos relatos de pessoas que amaram as famílias em que ficaram hospedadas, mas não é difícil encontrar relatos de pessoas que não se adaptaram ao seu homestay, pelos mais variados motivos, indiferença da família, família falando outro idioma que não o inglês, entre outros.

A escolha da família é feita pela escola, você fica limitado a fazer algumas opções, como escolher se prefere com ou sem animais, crianças, fumantes, pode falar o tipo de perfil que mais lhe agrada esse tipo de coisa, e a escola fica encarregada de achar uma família que se aproxime daquilo que você descreveu, é claro que nem sempre eles acertam.

Então eu optei pelo roomstay, pois pelo que andei pesquisando os Canadenses tem o costume de fazer um café da manhã bem reforçado (eu nem tomo café, no maxímo um copo de suco algo assim), fazem um lanche no almoço e jantam pelas 18:00. Eu não pretendo chegar tão cedo em casa e as vezes que eu chegar creio que eu posso comprar alguma deixar na geladeira e eu mesmo preparar, ou então aviso minha família e eles preparam para mim, isso vai depender da família é claro. Mas resumindo eu não quis criar laço com as refeições da família, pois eu acho que seria chato para eles ficar sempre esperando pra ver se eu vou ou não estar presente para determinada refeição, e eu não quero ter de me preocupar em chegar em um horário X para comer.

No meu caso eu vou comendo quando dá fome, e acredite eu já fiz um baita carreteiro as 03:00h da manhã então  não adianta, para mim a melhor opção foi roomstay.

O que eu fiz, foi contratar 1 mês de roomstay, com possibilidade de renovação, então neste mês caso eu encontre pessoas confiáveis, bacanas, e com o mesmo espírito que eu, pretendo procurar um apartamento para dividir aluguel já que o aluguel em Toronto não é nada barato. Caso eu não encontre pessoas para dividir um apartamento continuo com minha família sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário